O Que é o IMFIRE?

O Projeto

Introdução

A Motivação

Os Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) são ferramentas essenciais na gestão dos vários estágios de um incêndio florestal, incluindo prevenção, planeamento e combate. Eles permitem a identificação de áreas propensas à ocorrência de incêndios e podem quantificar o risco de incêndio associado. Isso permite agir em tempo útil e aplicar as medidas de prevenção necessárias para reduzir este risco. Durante um incêndio, o SAD pode ser usado para simular e prever o comportamento do fogo, permitindo o planeamento e pré-posicionamento das equipas de combate ao fogo, a evacuação da população das áreas afetadas, o fecho de estradas, ferrovias e a ativação de sistemas de emergência para as infraestruturas afetadas, incluindo energia, água, comunicações e transportes.

As ferramentas de simulação de comportamento de fogo podem também ser usadas para prever a eficácia das ações de combate a incêndios, para melhor planear e coordenar tais esforços.

O projeto IMfire propõe o desenvolvimento de uma plataforma SAD capaz de melhorar os atuais sistemas concebidos para incêndios florestais, abordando algumas das suas limitações, como será explicado a seguir.

SAD para fogos florestais feitos à medida são usados operacionalmente em muitas regiões do mundo, por exemplo, o Wildland Fire Decision Support System (WFDSS), construído e usado nos EUA, o Canadian Wildland Fire Information System (CWFIS), utilizado no Canadá, o Sentinel, usado na Austrália ou o AFIS, usado na África do Sul. A vantagem de ter uma solução à medida é que ela é calibrada e adequada para as características específicas de cada região, em termos de orografia, vegetação, clima, registos históricos de ocorrências, meios de combate a incêndios e legislações, entre outros fatores. No entanto, em alguns países, como Portugal, não existe um SAD específico adaptado às condições locais.

O que pretendemos com o Projeto

Os Principais Objetivos

Web-based platform, adaptable to any region of the world, dedicated to civil protection in the integrated and intelligent management of fires in its various stages:

Prevenção

Indicadores de risco de incêndios mais precisos

Planeamento

Melhoria contínua das suas previsões

Combate

Análise numérica para a eficiência das estratégias de combate aos fogos

Gestão de incêndios

aliando o conhecimento científico às ferramentas de inteligência artificial do estado de arte:

Objetivos e Processos

Plano de Trabalho

A Tarefa 1 inclui a criação da nova plataforma DSS e a integração das funcionalidades para determinação de risco de incêndio e simulações de comportamento e supressão. Seguindo uma abordagem de gestão AGILE, para uma dada funcionalidade, três sprints devem ser considerados: 1) projeto; 2) implementação; 3) teste. Depois de confirmar que a funcionalidade funciona adequadamente de forma independente e integrada nas demais funcionalidades da plataforma, ela pode ser lançada.
A primeira linha de investigação é a prevenção de incêndios, realizada na Tarefa 2, onde será estudada e proposta uma escala de índice de risco de incêndio, voltada para a realidade portuguesa.

A segunda linha de Investigação é a previsão de incêndio, realizada na Tarefa 3, onde métodos computacionais inteligentes (CI) serão usados em duas fases distintas. O primeiro é a calibração / ajuste inteligente do modelo de comportamento do fogo existente da ADAI, o FireStation, usando métodos baseados em algoritmos evolutivos, a fim de alcançar modelos mais precisos e ajustados para cada região específica. O segundo é a previsão inteligente de incêndio usando modelos de IC organizados por uma estrutura hierárquica, com diferentes tipos de modelos, para previsão de incêndio.

A terceira e última linha de pesquisa é a simulação de ações de supressão de incêndio para prever a sua eficácia, realizada na Tarefa 4. A metodologia será desenvolvida no âmbito da Teoria de Redes.

A etapa final do projeto é construir um modelo de rede suportado num software de simulação de propagação de incêndio.
A Tarefa 5, teste e validação, é resultado do trabalho constante em todas as tarefas anteriores e ocorre em simultâneo com as tarefas anteriores.
As Tarefas 6 e 7 incluem as ações de divulgação e gestão do projeto.

Planeamento

Tarefas de Desenvolvimento

Trabalhe com especialistas e obtenha resultados

Projetos de Investigação Relacionados

Spanish-Portuguese Meteorological Information System for Trans-Boundary Operations in Forest Fires.
ECHO/SUB/2014/693768. – 01 de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2016.

Ver website

Vorticity Effects in Forest Fires.
PTDC/EMS-ENE/2530/2014. – 23 de março de 2017 a 23 de março de 2020.

Medição do teor de humidade de combustíveis florestais e avaliação do seu comportamento face às novas realidades climáticas.
PCIF/MPG/0108/2017 – 01 de março de 2019 a 28 de fevereiro de 2022

Ver website

ECHO/2018/826522

Ver website

Sistemas de Proteção de Pessoas e Elementos Críticos Expostos a Incêndios Florestais.
CENTRO-01-0246-FEDER-000015

Ver website

Prevenir e preparar a sociedade par eventos extremos de fogo: o desafio de ver “a floresta” e não somente as “árvores”.
PTDC/ATPGEO/0462/2014 (2016-19)

Real-Time Forest Fire Mapping and Spread Forecast Using Unmanned Aerial Vehicles.
PCIF/SSI/0096/2017

Fire-fighters smoke exposure and related health effects.

Ver website

Gestão inteligente de eventos críticos de stress, fadiga e intoxicação pelo fumo no combate a fogos.

Ver website

 

Laboratório Euro-Mediterrânico na área de Fogos Florestais, um Laboratório “virtual” para as Ciências em Fogos Florestais e Tecnologias na Região Euro-Mediterrânica.

Ver website

Previsão do comportamento do fogo: Modelação e experimentação.

Ver website

Efeito dos Incêndios Florestais Peri-urbanos na Qualidade do Ar.

Ver website

Alterações Climáticas em Portugal: impacto na ocorrência de incêndios florestais e na qualidade do ar.

Ver website

Prevenção, Progressão e Mitigação de Fogos Florestais.

Ver website